
De imediato dei a conhecer este facto às autoridades locais e fiz um artigo que foi na altura publicado no Jornal Fonte Nova. Embora tenha continuado a manter contactos pontuais nada se fez até ao dia em que alguém, no jornal Fonte Nova, tenha feito a mesma descoberta. Dei os meus contactos e informações, dei as imagens os e-mails e os postais e então rapidamente se organizou uma comitiva, que se deslocou ao Brasil e promoveu a geminação das duas comunidades.
video sugerido por Mário Tavares no FB
PORTALEGRE/RN E PORTALEGRE/NA
DUAS PÁTRIAS IRMÃS
Deveras não sabemos exatamente afirmar, após séculos sem nenhum contato, e exatamente 243 anos após a fundação da nossa Portalegre, fomos estabelecer contato com Portalegre/NA-Portugal.
Em outubro 2004, mais precisamente, tivemos o marcante encontro de portalegrenses portugueses com portalegrenses brasileiros. Fato, verdadeiramente, singular e que ficou marcado em nossa história. Foi também um momento para lançarmos as bases da Geminação, que viria a ocorrer no ano seguinte, mais precisamente em maio de 2005, quando saímos em comitiva para Portalegre/NA-Portugal.
Devemos levar em consideração, que o fato de termos o mesmo topônimo de uma cidade portuguesa, não é mero fruto do acaso, era comum (enquanto colônia que éramos), as cidades e vilas que fossem se originando ter nomes de cidades portuguesas. E finalmente devemos levar em consideração o fato de que o Juiz Miguel Carlos Caldeira de Pina Castelo Branco, que fundou a nossa Portalegre, era do Alentejo, região dividida em dois Distritos: Portalegre e Beja.. As Vilas que ele fundou, aqui, foram batizadas com nomes de Distritos do Alentejanos temos como exemplos: Arês, Extremoz ... e Portalegre não fugiu à regra. O fator preponderante, é que o Juiz ao se deparar com a nossa região, encontrou coincidências morfológicas, e sentiu-se em sua região natal, e ao vislumbrar o panorama da serra deve ter pensado: “isto cá é Portalegre, (minha) Portalegre”(fazendo alusão à Portalegre Norte-Alentejana), teoria exposta pelo seu pentaneto, *Prof. Martinó, e que é bastante convincente. Temos um passado histórico comum, cujo desafio agora, é empreender e valorizar em conjunto, um futuro que também, consideramos comum.
As bases foram lançadas, e para fortalecê-las e colocá-las em prática faz-se necessário que oportunidades sejam criadas, tanto de um como do outro lado. A efeméride dos 250 anos, em 2011, é uma ótima oportunidade para estreitarmos os laços que nos unem, no intuito de concretizarmos bases estabelecidas no Protocolo de Geminação, unido assim a teoria à prática.
Texto do site da perfeitura de Portalegre/RN
Portalegre - Rio Grande do Norte - Brasil
Nota: Iremos publicando outras informações, imagens e textos que nos cheguem sobre esta que é talvez a mais interessante relação que Portalegre de Portugal tem com outra localidade homónima. Aguardamos a vossa participação.
Sem comentários:
Enviar um comentário